sexta-feira, 22 de maio de 2015

O Jesus do "Espiritismo" brasileiro também é fajuto, falso

O Espiritolicismo, forma deturpada do Espiritismo, praticado no Brasil, é composto de inúmeros enxertos estranhos copiados de outras crenças. Apesar de se auto-rotular como "científico" e "racional", esta forma deturpada repete a mesma fé cega que tradicionalmente se vê nas outras crenças, incluindo a defesa de absurdos sem sentido que impedem a compreensão real do mundo.

E incluído neste festival de enxertos está a visão distorcida de Jesus. Apesar de algumas diferenças em relação a visão que outras crenças têm sobre Jesus, os espiritólicos, ao seu modo também não conseguiram entendê-lo, preferindo construir outro Jesus a sua maneira, mas ainda longe da fatídica personalidade estudada pelos historiadores que vivem a busca de provas de sua existência.

Embora pensem em sonhar encontrar o Jesus Histórico, os espiritólicos ainda preferem manter algumas características do Jesus Mito, consagrado pela opinião pública. Um Jesus que salva, que tem superpoderes e que possui privilégios que nenhum outro espírito tem.

Espiritólicos avançam, mas quase nada

Claro que os espiritólicos avançaram um pouco em relação ao Jesus Mito. Muitos já não admitem a virgindade de Maria (embora ainda atribuam a ela a participação na militância cristã, algo que não é verdadeiro - Maria discordava da militância do filho), o fato dele ser filho único, além de negarem o absurdo dele ter sido o próprio Deus encarnado. Mas ainda aceitam o Jesus como "salvador", acrescentam mais superpoderes a ele do que os citados em outras crenças, além de darem títulos pomposos e personificarem as ideias que ele defendia como se fossem ele mesmo (tipo "aceitar Jesus" ao invés de "aceitar as ideias de Jesus").

O Jesus dos espiritólicos ainda está longe de ser o Jesus real. O fato de muitas personalidades espiritólicas como Bezerra de Menezes e Chico Xavier e muitos outros, terem sido católicos praticantes ajudou muito na construção da imagem que os deturpadores tem sobre Jesus. 

Espiritismo não é cristão

Para completar, há uma incessante discussão para saber se o Espiritismo é cristão ou não. Prefiro dizer que não, pois o nome "cristão" está muito estigmatizado para aqueles que ao invés de seguirem as orientações de Jesus, preferem adorá-lo como um inerte ídolo.

Além disso, segundo alguns historiadores, a palavra "Cristo" parece ter sido embutida a Jesus, sendo um sobrenome falso. Ainda não há uma tese definitiva sobre isso, mas há fortes indícios de que Jesus não era "o Cristo", como gostam de chamar até hoje.

O que me faz entender que o Espiritismo não é cristão, não há mais do que se discutir sobre isso e continuar com esse questionamento é perda de tempo, desvio de foco e uma demostração de desinteresse por assuntos mais sérios. Afinal, se realmente seguíssemos o exemplo e as orientações de Jesus, o mundo seria muitíssimo melhor do que este que está aí hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A teimosia dos "espíritas" tradicionais

Fica aqui a impressão de que nosso trabalho de coerência doutrinária é em vão. mesmo com alto nível de apostasia, há seguidores de Chico ...